Postado em em 24 de junho de 2020

Como ingressar na Toptal – a melhor plataforma para freelancers no mundo (parte 1)

Fala, pessoal!

Este é o segundo artigo da série sobre trabalho remoto na área de Tecnologia da Informação. Hoje vou falar sobre a Toptal, uma rede mundial de freelancers que, na minha opinião, é a melhor plataforma para trabalho remoto na área de T.I. Vou dividir este artigo em três partes para que não fique muito extenso. Em breve atualizarei este post com links para as outras partes.

  • Parte 1 (este artigo): apresentação geral sobre a Toptal, suas vantagens e desvantagens.
  • Parte 2: entendendo o processo seletivo.
  • Parte 3: como funciona a plataforma depois que você ingressa nela.

O que é a Toptal e por que ela é a melhor plataforma de freelancers do mundo?

Nas palavras da própria empresa:

A Toptal é uma rede exclusiva dos melhores freelancers na área de desenvolvimento de software, design, finanças, gerência de produto e gerência de projeto do mundo. As melhores empresas contratam freelancers Toptal para seus projetos mais importantes.

A declaração acima pode parecer pretensiosa, mas eu posso te garantir que eles não estão exagerando nem um pouco nisso. De fato, a Toptal é uma impressionante rede de freelancers que reúne mentes brilhantes do mundo todo e, por conta disso, muitas grandes empresas buscam profissionais na mesma para projetos importantes.

Mas do ponto de vista dos freelancers, quais são os diferenciais e as principais vantagens da Toptal?

Vantagem 1 – 100% de garantia de recebimento do pagamento.

Decidi começar por este ponto porque é um tema muito sensível e importante para nós freelancers. Infelizmente, calotes são muito comuns na nossa área, especialmente quando prestamos serviços remotamente para empresas sem nenhum vínculo empregatício. Neste aspecto, a Toptal tem um diferencial incrível: se o cliente não efetuar o pagamento dentro do prazo, ELA PAGA! Isso significa que você jamais sairá no prejuízo – você receberá o pagamento por todas as horas que você trabalhou, não importa se o cliente agir de má-fé e decidir não pagar.

Vantagem 2 – você não precisa negociar valores com o cliente.

Ainda tratando sobre o aspecto financeiro, outro enorme diferencial é que você nunca precisará negociar valores com o cliente, nem estará sujeito a pessoas “chorando” por desconto. Ao ingressar na Toptal, você determina o valor de sua hora de trabalho e os clientes já saberão desta informação quando decidirem conversar com você. Caso você queira, pode estipular um valor/hora um pouco menor ao se candidatar a uma vaga específica dentro da plataforma, mas esta é uma decisão inteiramente sua. Na Toptal é você quem determina o seu preço e ele é inegociável.

Vantagem 3 – Acesso aos melhores projetos.

Por ser uma rede diferenciada de freelancers que se vangloria por aprovar apenas 3% dos candidatos, não é exagero afirmar que os profissionais que entram na Toptal fazem parte da elite de desenvolvedores global. Isso faz com que a plataforma atraia clientes com projetos muito interessantes, inovadores e, principalmente, desafiadores. Entrar na Toptal é garantia de não se entediar jamais – os projetos são quase sempre diferentes de tudo o que se vê no mercado em geral.

Vantagem 4 – Educação e aperfeiçoamento contínuos.

A Toptal não quer apenas que você seja um dos melhores desenvolvedores do mundo ao entrar – ela quer que você se torne ainda melhor a cada dia. Com este objetivo, a plataforma está sempre incentivando a educação e aperfeiçoamento contínuos, promovendo cursos, workshops, encontros presenciais e até mesmo reembolsando seus custos com educação (dentro de um valor limite, claro).

Vantagem 5 – Os recrutadores estão sempre ajudando a conseguir projetos para não ficarmos sem trabalho.

Quem é freelancer sabe que um dos maiores riscos deste regime de trabalho é ficar um período longo sem clientes, e consequentemente, sem renda. A Toptal se esforça para diminuir a probabilidade disto acontecer através de seus recrutadores. A função deles é intermediar o relacionamento dos clientes com os freelancers, buscando “dar match” sempre que possível. Ou seja: com base nos requisitos de cada projeto, os recrutadores buscam os freelancers com perfil adequado e enviam uma requisição de disponibilidade. Basta você confirmar esta requisição e você será recomendado ao cliente, facilitando o processo de obtenção de jobs.

Vantagem 6 – Receber pagamento em dólar.

Dependendo da sua nacionalidade, talvez isto não faça tanta diferença. Mas se você vive em um país que possui uma “moeda mais fraca” que o dólar (como o Brasil, por exemplo), a taxa de conversão se torna uma enorme vantagem para potencializar seus rendimentos.


Como nada na vida é perfeito, a seguir estão alguns pontos que eu considero as únicas desvantagens da Toptal.

Desvantagem 1 – É obrigatório se ter um nível avançado de Inglês.

Em geral, os profissionais de T.I. precisam saber um pouco de Inglês (especialmente para leitura) para que possam absorver os melhores materiais e conteúdos da área. Porém, no caso da Toptal, a exigência é bem maior. Como lidamos diariamente com clientes de outros países, sendo a maioria deles norte-americanos, o processo seletivo só aprova pessoas que consigam se comunicar suficientemente bem através de conversação.

Desvantagem 2 – Não é fácil passar no processo seletivo.

Isto não é totalmente desvantajoso – um processo seletivo rigoroso diminui a quantidade de pessoas dentro da plataforma, o que facilita a aquisição de clientes para quem está dentro. Por outro lado, para ser aprovado, você precisa preparar-se adequadamente. Recomendo não fazer o processo seletivo “de peito aberto”. No entanto, se você se considera um bom desenvolvedor e confia nas suas habilidades, não precisa passar meses se preparando. Basta praticar um pouco o Inglês e resolver alguns desafios de programação com restrição de tempo. Falarei mais detalhadamente sobre o processo seletivo na Parte 2.

Gostou? Prepare-se e depois candidate-se!

Se você já considera-se preparado, pode candidatar-se agora mesmo. Caso tenha dúvidas ou perguntas, deixa um comentário abaixo! 🙂

0 0 vote
Article Rating

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments